sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Angústia

Perder pai e mãe, não atingir a glória nem a felicidade, não ter uma amigo nem um amor — tudo isso se pode suportar; o que se não pode suportar é sonhar uma cousa bela que não seja possível conseguir em ato ou palavras.
(PESSOA, Fernando. “Na floresta do alheamento”)

Eu não suporto ver uma impossibilidade
Olhar-me nos olhos austera e fixamente
Como se o meu desejo fosse incoerente
E me servisse muito mais a realidade

Cotidiana de que se serve toda a gente.
Ora, o meu talento é a expressão da honestidade
Em que Deus se meteu ao criar a humanidade.
Não pode ser, portanto, aquele incoerente.

Mas descubro que o é. E o que acontece em mim,
Dentro de mim, comigo, é uma explosão total
E esquizofrênica da realidade em si:

O vergastar do vento muda a direção
Do meu desejo... E o que ora me resta, afinal,
É só para eu poder não me esquecer de mim.

(Rodrigo Della Santina)

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por mais este cantinho onde podemos mergulhar num universo ricamente poético. E,claro, ótimo poema para inaugurar esta trinca.
    Muito sussesso e inspirações "criminosas"!
    Fabi

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, meu amor. Vamos, os três poetas, versejar o melhor que podemos.
    E obrigado especialmente por ter gostado dde meu soneto.
    Um beijo e outro enormes!
    Seu,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. O poeta renasce nesse novo ano.
    Excelente poema Della Santina: primazia e genialidade!

    ResponderExcluir
  5. Opa, meu caro amigo! Obrigado pelas palavras tão elogiosas. Fico feliz que tenha gostado do poema. Gratificante.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir